Sonic: O filme (2020)

 

passatempos-sonic-o-filme-poster

Filme: Sonic: O Filme
Data de lançamento: 13 de Fevereiro 2020 | ( 1h 39min ) | PG
Realizadores: Jeff Fowler
Elenco: Ben Schwartz, James Marsden, Jim Carrey 
Géneros: Ação, Aventura, Comédia
Produção: Paramount Pictures, Sega, Original Film
Distribuição: NOS Audiovisuais
Sinopse:  Baseado no videojogo da Sega, sucesso à escala global, SONIC – O FILME conta a história do ouriço mais rápido do mundo a partir do momento em que este chega à sua nova casa – o planeta Terra. Nesta comédia e aventura live-action, Sonic e o seu novo melhor amigo Tom (James Marsden, da série de TV “Westworld”) juntam-se para defender o planeta do génio do mal, o Dr. Robotnik (Jim Carrey), e dos seus planos para domínio do mundo. Um filme para toda a família que conta ainda com Tika Sumpter e Ben Schwartz (voz de Sonic).[…]

Crítica:

Sonic: o filme, é a recente adaptação do famoso videojogo da companhia SEGA, que tenta apresentar a personagem a uma nova geração de fãs enquanto honra as gerações anteriores. Sonic é uma divertida hora de cinema que irá deixar os mais pequenos em êxtase, propiciando todo o tipo de emoções que lhes agarrará a sua completa atenção.

O filme conta a história do famoso ouriço azul, que, devido aos seus poderes especiais, se vê obrigado a fugir do seu planeta para se refugiar no nosso. Após vários anos sem ser descoberto, vivendo nas sombras, um pequeno erro faz com que um poderoso cientista louco note na presença de Sonic. Quando este cientista se apercebe de que, para além de ser um extraterrestre, Sonic tem habilidades poderosíssimas, não vai parar por nada até conseguir roubar a fonte do poder do ouriço azul.

Após a revelação do primeiro trailer, a internet inteira mostrou um descontentamento enorme fervoroso com o design da personagem, um descontentamento tal que os produtores e o cineasta se viram obrigados a fazer um redesign total do famoso ouriço. A verdade é que primeiras impressões são extremamente importantes, e confesso que aquela primeira apresentação do filme me deixou sem qualquer tipo de fé na produção. Contudo, observou-se uma centelha de esperança com a decisão de recriar o sonic, um cuidado e carinho pelo material apresentado que muitos não têm em Hollywood. Não seria qualquer um que, devido ao descontentamento de fãs, se comprometeria a investir mais capital para refazer uma personagem num filme praticamente completo.

Após ter visto o filme (e ter apreciado um sonic que não parece uma aberração), devo admitir que esta é provavelmente a melhor adaptação cinematográfica de um videojogo. O filme é realmente encantador, uma boa hora de diversão sem preocupações, um filme que é possível ser apreciado tanto por adultos como pelo seu público alvo: os mais pequenos. Há um núcleo emocional forte no filme, um cuidado a apresentar mensagens positivas de heroísmo e amizade num projeto que poderia ter sido daqueles que trata a sua audiência como idiotas, nada mais do que uma simples tentativa de gerar lucro.

As personagens são um deleite, principalmente o carismático Sonic e o excêntrico Dr. Robotnik. Robotnik é interpretado por Jim Carrey, cuja performance remonta às suas raízes dos anos 90, é um gosto enorme poder experienciar Carrey a divertir-se com o papel, a providenciar toda a sua carismática extravagância novamente no grande ecrã. James Marsden é também muito magnético, e confere uma enorme credibilidade à sua relação com o ouriço titular.

Quanto a negativos, diria que o guião é relativamente cliché, com alguns lapsos na lógica notórios para os mais crescidos, mas que facilmente passam despercebidos para os mais pequenos.

No seu todo, Sonic: O filme, é uma divertida e inesperada viagem que me surpreendeu pela positiva, especialmente depois de uma terrível primeira impressão. O filme é realmente uma delícia para os mais novos e um guilty pleasure para os mais velhos, uma longa metragem que também irá agradar todos os fãs do videojogo, e uma perfeita escolha para ver em família.

< Voltar

Nota: